Nesta quarta-feira (20/3), durante assembleia, os professores definiram definiram o calendário de mobilizações da categoria sem indicativo de greve. As aulas da rede pública serão retomadas nesta quinta-feira (21/3).
Na assembleia promovida pelo Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), a categoria iniciou a mobilização para reivindicar um reajuste de 19,8%, que segundo o Sinpro, é necessário para recuperar as variações decorrentes da inflação.
Durante a assembleia, a categoria marcou para 20 de abril nova reunião e uma nova assembleia geral com paralisação está prevista para 22 de maio.
“Na assembleia desta quarta, foi reforçada também a necessidade de luta para que o acordo resultante da Greve da Educação, realizada em 2023, seja cumprido integralmente. Vários pontos do acordo já foram concretizados. Em julho, por exemplo, será incorporada a terceira parcela da Gaped/Gase ao vencimento.
Essa é uma conquista histórica que atinge toda a categoria: efetivos e contratos temporários, aposentados e pessoas da ativa. Ainda em julho deste ano, os vencimentos da categoria terão o impacto da segunda das três parcelas de 6% referente ao reajuste de 2023” informou o sindicato