Ricardo Viana, delegado da PCDF, foi vítima de racismo quando estava em uma loja de fast-food | Foto: Vinícius Santa Rosa/ Metrópoles

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) manifesta solidariedade ao delegado Ricardo Viana, que foi vítima de racismo na noite da última sexta, 7, em em uma loja de uma franquia de fast-food no Lago Sul.

O acontecimento, absolutamente lamentável, ocorreu justamente em uma semana em que mais dois episódios de racismo, em outros lugares do Brasil, ganharam bastante repercussão – o que deve nos levar, enquanto sociedade, a refletir sobre o assunto.

Viana foi atacado de maneira covarde, de forma absolutamente gratuita (ainda que, em qualquer circunstância, um ato de racismo seja injustificável), o que torna o fato ainda mais grave. E, a despeito do que normalmente se diz sobre a postura dos policiais, manteve o controle

Repudiamos veementemente todo e qualquer ato de discriminação a qualquer cidadão, mas, quando isso ocorre com um policial civil, toda a sociedade também é atacada.

Ao delegado Viana, prestamos nossa solidariedade e respeito. Manifestamos a consternação de toda a nossa diretoria e da categoria policial civil por esse triste e revoltante acontecimento.

Que o criminoso, já preso, seja punido com rigor para que, assim, sirva de exemplo aos que cometem atos covardes desse tipo e acreditam que sairão impunes – porque, no que depender dos policiais civis do DF, não vão.