Umidade relativa do ar pode chegar a 30% no DF, nesta quarta

O sol e o clima seco mantêm-se nesta quarta-feira (11/5), no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que as temperaturas máximas na capital federal oscilem entre 28ºC e 29ºC. Mas, a preocupação deve ser com a umidade relativa do ar: nas horas mais quentes do dia, os registros podem alcançar 30%. De acordo com especialistas, caso o nível de medição seja registrado por cinco dias consecutivos, o DF entra em estado de atenção.

A meteorologista Naiane Araújo explica que maio é um mês de transição e a tendência é que o tempo seco prevaleça. Dentre as características dessa climatologia, está a redução nos registros de chuva, altas temperaturas durante o dia e queda nos termômetros durante a noite. “Estamos com predomínio da massa de ar seco. Nesse caso, as noites ficam com o céu claro, mais aberto, e isso favorece para a perda radiativa noturna, que é quando todo o calor adquirido ao longo do dia se perde rapidamente durante a noite”, explica.

 

De acordo com Naiane, o DF segue sem previsão de chuva e o céu na capital federal deve permanecer com poucas nuvens. “Quando temos nuvens, a perda radiativa noturna é mais difícil de acontecer. Mas quando não temos esse padrão, os dias são mais quentes, porque o sol prevalece e as temperaturas durante a noite ficam mais frias”, diz. A mínima registrada nas primeiras horas do dia foi de 10,6ºC, em Águas Emendadas. A umidade relativa do ar ficou em 90%.

Sem chuvas, a orientação da Defesa Civil é beber, pelo menos, seis copos d’água por dia, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, ter toalhas molhadas e bacias de água nos quartos, usar roupas leves e, se possível, de algodão. Também faz parte das recomendações não fazer exercícios físicos entre 10h e 17h e evitar queima de lixo e entulho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat