Biólogos flagram onças-pretas ameaçadas de extinção em Planaltina (GO)

Câmeras de observação instaladas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central, em Planaltina (GO), flagraram uma onça-pintada melânica, mais conhecida como onça-preta. As imagens — registradas pelo projeto Brasília é o Bicho, que promove ações de preservação na região — eram gravadas desde agosto e foram recolhidas no último domingo (24/4).

A onça-preta, apesar de rara e ameaçada de extinção no Brasil, é uma velha conhecida dos moradores da região do Rio Maranhão, sendo flagrada outras vezes. Inicialmente, os biólogos acreditaram se tratar de um macho apelidado de Barranqueiro, que também vive na região.

“Como foi recente, ainda não deu tempo de ter certeza, mas (essa) parece ser uma conhecida nossa”, comentou o biólogo Rands Sanginez, responsável pelo Brasília é o Bicho e que acompanha a região desde 2016. O animal das imagens pertence à mesma espécie da onça-pintada. A coloração preta se deve a uma mutação genética.

Rands Sanginez acrescenta que, apesar de o grupo ter menos câmeras do que o necessário, elas estão em locais estratégicos e, desde agosto último, registraram cinco felinos da espécie. O grupo informou que conversou com moradores da região e conseguiu saber mais sobre a convivência com o animal. “Isso é fantástico, porque todos têm alguma história sobre um encontro com a onça-preta”, disse o especialista.

Outro ponto que o grupo destaca é a ausência de comportamento agressivo por parte dos animais quando na presença de humanos. Os habitantes da área relataram que os encontros ocorreram de maneira rápida e que, quando as onças percebiam a presença de indivíduos, fugiam para a mata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat